A Quinta de Ervamoira fica localizada na Região Demarcada do Douro, sub-região do Douro Superior. Com uma área total de 223 hectares que oscilam entre os 110 e os 340 metros de altitude, esta Quinta utiliza em exclusivo o método de plantação vertical (plantação da vinha sem recurso a terraços), por talhões, com castas autóctones introduzidas pela Ramos Pinto nos anos 80: brancas (ex.: Rabigato, Viosinho, Folgazão) e tintas (ex.: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta da Barca).
O solo da Quinta de Ervamoira faz parte do complexo de xisto-grauváquico ante-Ordovícico e, neste contexto geológico homogéneo, a singularidade da Quinta de Ervamoira assenta na diversidade de exposições do anfiteatro onde está implantada.
O clima Mediterrânico/Continental desta Quinta manifesta-se nos Invernos frios e Verões muito quentes e secos, sendo que a precipitação média anual é de 300 milímetros.
As uvas da Quinta de Ervamoira produzem vinhos encorpados e muito concentrados.
Cultivar o passado do Douro.
E o futuro também.
Conhecida pelo rasgo criativo do seu fundador, a Casa Ramos Pinto criou uma relação entre o vinho de qualidade e a forma original e absolutamente vanguardista de o comercializar.